Pesquisa_de_Satisfação_do_Passageiro_2013-2019.ods

URL: http://dados.transportes.gov.br/dataset/e2fdb29b-7b7d-42f9-b1a6-ff3b881ef1ef/resource/542109ae-e913-4e64-bb1d-c05ade490a36/download/pesquisa_de_satisfacao_do_passageiro_2013-2019.ods

Dados provenientes da Pesquisa de Satisfação do Passageiro realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) entre os anos de 2013 e 2019.

Há uma aba denominada "Metadados" com uma espécie de dicionário sobre os campos da pesquisa. Há também uma aba denominada "Lista de Aeroportos" contendo os aeroportos onde foram realizadas as entrevistas.

A Pesquisa consiste na coleta de dados por meio de execução de entrevistas presenciais, realizadas nas salas de embarque e desembarque em aeroportos, com passageiros de voos domésticos e internacionais, além da medição de indicadores relativos aos processos aeroportuários aos quais os passageiros são submetidos.

A cada um dos indicadores deve ser atribuída uma nota pelo entrevistado que represente seu nível de satisfação com o serviço/processo experimentado, em uma escala likert de 5 pontos (1 = muito ruim / 2 = ruim / 3 = regular / 4 = bom / 5 = muito bom). Além dos indicadores referentes a cada serviço/processo, também é avaliada a satisfação geral do passageiro com sua experiência com aquele aeroporto específico.

Juntamente com a pesquisa de satisfação também são coletadas informações pessoais dos entrevistados, de modo a estabelecer o perfil dos passageiros objeto de pesquisa, que não necessariamente será igual ao perfil de passageiros do aeroporto avaliado.

A distribuição amostral das entrevistas é realizada em função do fluxo de passageiros nos estratos doméstico e internacional, considerando-se um intervalo de confiança de 95% e erro amostral máximo de 5%. Essa estratificação visa garantir a representatividade da amostra, sendo as coletas realizadas durante os 20 dias de maior movimento no mês e nos horários de maior fluxo de passageiros nos aeroportos, definidos em conjunto com os operadores aeroportuários, a fim de que seja obtida a opinião do passageiro no momento em que o aeroporto apresenta maior concentração de atividades em operação.

Entre 2013 e 2017, os 15 aeroportos de Coleta foram São Paulo/Guarulhos, São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Galeão, Confins, Brasília, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Campinas/Viracopos, Recife, Salvador e São Gonçalo do Amarante (Natal*)

A partir de 2018, foram incluídos mais 5 aeroportos no escopo da pesquisa, totalizando 20 aeroportos. São eles Aeroporto de Goiânia, Vitória, Belém, Fortaleza e Maceió.

*Com abertura do Aeroporto São Gonçalo do Amarante a pesquisa passou a ser realizada neste aeroporto e não mais no aeroporto de Natal/Parnamirim.

Não há visões criadas para este recurso ainda.

Informações Adicionais

Campo Valor
Ultima atualização 31/Agosto/2020
Criado 26/Agosto/2020
Formato ODS
Licença Outra (Domínio Público)
createdhá 6 meses
formatODS
id542109ae-e913-4e64-bb1d-c05ade490a36
last modifiedhá 5 meses
on same domainTrue
package ide2fdb29b-7b7d-42f9-b1a6-ff3b881ef1ef
revision id65dc652b-3faa-40a3-8781-dc285c631457
stateactive
url typeupload